Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cristão ou Discipulo?

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Mateus 28:18-20


Vivemos em um tempo de tradição cristã, onde a maioria das pessoas são cristãos no domingo e durante a semana vivem como ateus, isso fica evidente no trânsito, na violência de nossas cidades, no comportamento das pessoas, na ganância dos ricos, na corrupção dos políticos e nas mais diferentes esferas da sociedade, no materialismo daqueles que amam mais o dinheiro do que a Deus....

No Novo Testamento a  palavra cristão aparece  apenas duas vezes,  cristãos uma  vez em Atos 11. 26

 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

e outra vez em 1 Pedro 4:16
Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.


 A palavra cristão nasceu como um apelido que as pessoas de fora da igreja deram aos seguidores de Cristo, esta palavra jamais foi pronunciada por Jesus.

No Novo Testamento a palavra discípulo aparece 29 vezes, discípula 1 vez e discípulos 245 vezes, perfazendo um total de 275 vezes.

Jesus não nos mandou formar cristãos; Ele nos mandou fazer discípulos de todas as nações, batizá-los em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; e ensiná-los obedecer todas as coisas que Ele nos ordenou.

1) -NÃO PRECISAMOS DE MAIS CRISTÃOS, PRECISAMOS DE MAIS DISCÍPULOS.

          -  Maioria das pessoas são cristãs apenas por tradição e cultura religiosa, ou seja, são cristãos nominais. Devido a isso a nossa sociedade está cada dia pior, as famílias estão sendo destruídas, os valores morais e éticos se perderam, os princípios familiares quase não existem, e isso devido a um cristianismo que não salga nada, não ilumina nada, não influência nada, não transforma a sociedade...

          -  O cristão não é comprometido com a missão de Jesus na terra... O discípulo é completamente comprometido; para o discípulo a missão que Jesus começou é a sua missão de vida.

          -  O cristão não é disciplinado na oração, na leitura da Bíblia, no jejum... O discípulo é disciplinado como um excelente atleta em busca da coroa da vida.

Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.



          -  O cristão não se preocupa com o seu testemunho...
 O discípulo dá um bom testemunho de Cristo aonde estiver ( Atos 1. 8).

          -  O cristão normalmente não tem compromisso
com a igreja e com o culto ao Senhor, ele só vem ao culto quando sobra tempo ou quando precisa buscar alguma benção...
 O discípulo tem prazer de estar sempre nos cultos  em comunhão com Deus e com os irmãos.

          -  O cristão nominal é alguém que ama as coisas e usa as pessoas...

O discípulo está comprometido com o amor e cuidado para com as pessoas. Ele ama as pessoas e usa as coisas...

          -  O cristão não pratica o perdão...
O discípulo pede perdão e perdoa da mesma forma que foi perdoado por Jesus.

          -  O cristão não é obediente...
O discípulo obedece a Deus e a sua palavra sempre.

          -  O cristão não é ensinável e nem moldável...
 O discípulo é sempre ensinavel e moldável, ele está sempre pronto para aprender e ser transformado.

          -  O cristão ama mais os prazeres do que a Deus...
 O discípulo busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça ( Mat. 6. 33).

          -  O cristão normalmente ama mais o dinheiro do que a Deus...
 O discípulo sabe que não pode servir a dois senhores...( Mat. 6. 24).

          -  O cristão é alguém que está sempre buscando o poder político...
O discípulo sabe que o poder da igreja não é político, é espíritual, por isso, busca sempre o poder do Espírito Santo ( Atos 1. 8 ).

          -  O cristão é um religioso comprometido em preservar o sistema e a tradição de sua denominação...
 O discípulo é comprometido com Jesus e a sua igreja.

          -  O cristão é alguém que ama o mundo e o que nele há, por isso, não experimenta o amor de Pai ( Tiago 4. 4). Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.


 Exemplo: O carnaval, as festas religiosas, adoração a ídolos, as novelas...





          -  Os cristãos nominais não entrarão no céu vejamos o que nos diz: Mateus 7:21-23)
 (Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.



O céu será a morada eterna dos discípulos do Senhor Jesus Cristo. Os discípulos de Jesus têm seus nomes escritos no céu ( Luc 10. 20). Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.


2) - OS CRISTÃOS NÃO SÃO COMPROMETIDOS, OS DISCÍPULOS SÃO CONTINUADORES DA MISSÃO  DE JESUS.

-  Para o discípulo dar continuidade ao ministério de Jesus é a missão de sua vida, sua visão mais elevada, seu objetivo mais nobre. ( Atos 20. 24 ). Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.


-  O discípulo tem sua fé, visão e foco concentrados na grande comissão e no maior de todos os mandamentos... Mateus 22:37-38 nos diz:
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.

Em
Mateus 28:18-20 lemos:

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.


-  O discípulo é alguém que ama a Deus de todo o coração,  ama as pessoas como a si mesmo, por isso compartilha sua fé, amor, graça, bondade, misericórdia ...

-  O discípulo é alguém comum que se torna excelente nas mãos de Jesus... Exemplo: o apostolo Pedro... Em Atos 5. 15  lemos:  De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.


-  O discípulo é alguém aparentemente fraco que realiza coisas extraordinárias pelo poder do Espírito Santo... Exemplo: o apostolo Paulo...( Atos 19. 11). E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.



-  Como discípulos somos os pés do Senhor Jesus andando por toda parte, somos suas mãos curando e abençoando, somos seus olhos a procura dos necessitados, somos sua boca proclamando o Reino de Deus.

-  Como discípulos de Jesus daremos continuidade à sua missão até que Ele volte para buscar sua igreja.

-  O discípulo está a serviço de Deus...

-  O discípulo é um mensageiro, um embaixador de Cristo entre os homens, um representante legitimo do reino do céu, um porta voz do Senhor 

vejamos (2Cor 5. 20 ).
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.




3) - O CRISTÃO É OBSERVADOR, DISCÍPULO É UM IMITADOR DE JESUS.

-  O discípulo de Jesus é alguém que renuncia tudo o que tem para viver exclusivamente para Deus e o seu Reino . Disse Jesus: Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:33

-  Não existe discípulado sem Cruz. O discípulo é alguém que diariamente toma a Cruz e segue a Jesus.  E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Marcos 8:34

-  O discípulo é alguém que não vive mais para si mesmo, mas vive exclusivamente para Jesus ( Gal 2. 19, 20 ). Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.



-  O discípulo é alguém que segue o exemplo e os passos de Jesus em tudo.... (Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também
João 13:15)

-  O maior alvo do discípulo é ser como Jesus... O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.
Lucas 6:40

-  O objetivo do discípulo é andar com Jesus, ser parecido com Jesus, tornar-se como Jesus... Em Romanos 8:29 lemos:

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

 
 Exemplo: os antigos rabinos de Israel e seus Talmidins...

-  O alvo final do discípulo é sentir, pensar e agir como Jesus; tendo os sentimentos de Cristo, mente de Cristo, o coração de Cristo, as marcas de Cristo, as mesmas atitudes de Cristo Jesus De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Filipenses 2:5

-  O discípulo é um com Jesus...( Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
1 Coríntios 6:17)

-  O discípulo pode fazer as mesmas obras  que Jesus fez, e outras ainda maiores...( Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
João 14:12).

-  Assim como em Jesus nós vemos Deus como Ele é. Em cada discípulo o mundo precisa ver Jesus como Ele é.


CONCLUSÃO

          O discípulo de Jesus é alguém que permanece Nele e em sua palavra ( Jo 8. 31 ).

          Cada cristão precisa tornar-se um discípulo de Jesus.

 Não existe cristianismo verdadeiro sem discipulado.

          O compromisso do discípulo é sempre praticar o grande mandamento e a grande comissão.

          A igreja é a comunidade dos discípulos de Jesus.

          Para terminar espiritualmente aprovado você precisa ser um discípulo fiel e leal até o fim.

          Seja um discípulo simplesmente parecido com Jesus. Aleluia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário