Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A Solução de Deus para a ansiedade parte II

Filipenses 4.8-9
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
9 Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.
Grande Ideia: A solução de Deus para ansiedade exige correções na oração, no pensamento e nas ações.
INTRODUÇÃO:
Na semana passada, falamos que “A preocupação é como a cadeira de balanço: mantém você ocupado, porém, não o leva a lugar algum”; ou, como diria meu falecido pai “Quem esquenta a cabeça é palito de fósforo e morre queimado”.
Também afirmamos que a ansiedade pode ser considerada um dos grandes males do nosso tempo. Essa sensação de tristeza, de aperto que nos acomete pode fazer com que sintomas físicos apareçam: dores de cabeça, no pescoço e nas costas e úlceras, além de afetar o raciocínio, a digestão e até mesmo a coordenação motora.
Então afirmamos que podemos afirmar que a ansiedade é uma falta de confiança na proteção e no cuidado de Deus.
Assim, mostramos que se o problema fundamental da ansiedade é falta de segurança, Cristo é a solução. E Paulo, deixou nos seus escritos, de forma bem simples as 3 áreas que precisam ser mudadas com a finalidade de vencermos a ansiedade: MUDAR A ORAÇÃO, MUDAR O PENSAMENTO E MUDAR AS ATITUDES.
Hoje, vamos falar sobre a mudança no pensamento.
  1. 1.MUDE SEU PENSAMENTO.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Nas palavras de Paulo, a paz de Deus é algo que não temos como descrever. Ele afirma que ela excede todo entendimento, ou seja, é maior do que nossa mente poderia conceber. No entanto, é esta paz inexplicável, mas real, que sempre poderá ser experimentada por quem se dispôs a orar corretamente, adorando, pedindo e agradecendo a Deus por quem ele é e pelo que ele faz.
A paz então trabalha o coração (sentimentos) e a mente.
O ansioso é portanto aquele que não pensa de modo correto, como Deus espera que ele pense. E, daí temos a máxima: “Pensamentos incorretos geram sentimentos incorretos”. Somos o que cremos. Somos o que pensamos.
Se nossos pensamentos estão incorretos, a consequência é ter um coração e uma mente inseguros, como se estivessem sendo estrangulados pela ansiedade.
Em 2 Coríntios 10.5, Paulo ensinou que devemos levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.
No texto de hoje, Paulo faz uma lista classificatória daquilo que devemos pensar, já que somos salvos por Jesus. Esta lista nos ajudará a trocar os pensamentos de insegurança, pecaminosos, pelos pensamentos que agradam a Deus e nos livram da ansiedade. Vamos a eles:
  1. Tudo o que é verdadeiro.
Um pesquisador afirmou que 92% das coisas que deixam as pessoas ansiosas não são motivos legítimos para preocupação. Eles são motivos imaginários, nunca aconteceram ou envolvem questões fora do controle das pessoas.
Uma das características do Diabo é a mentira e assim como ele fez com Eva no Jardim do Éden, Satanás continua a nos fazer questionar o que Deus disse.
A solução de Deus para que você vença sua ansiedade é a ação do Espírito Santo visando controlar a sua mente por meio da verdade (Jo 17:17; 1 Jo 5:6). No entanto, o diabo tenta controlar sua mente por meio de mentiras. Sempre que você crê numa mentira, de certa forma, o diabo está assumindo o controle. Por isso é preciso rejeitar as mentiras. E pensar naquilo que é verdadeiro. Comece com a Palavra de Deus. Ela nunca falhará.
O que seria crer numa mentira? Um exemplo básico. Você comete um pecado e acredita que ele é tão grave que Deus não vai lhe perdoar. Isto desconsidera a Bíblia quando diz que em 1 João 1.9, que havendo confissão, Deus nos perdoa e nos purifica. Ou exemplo: Você está numa situação difícil, e sente sozinho, então começa a achar que Deus não está ouvindo. Isto desconsidera as Palavras de Jesus que afirmou em Mateus 28.20 que estaria conosco até o final dos tempos. Salmo 23.4, ainda que no vale da morte, Deus está conosco.
  1. Tudo o que for nobre e correto /respeitável e justo.
                Neste mundo precisamos ter a consciência voltada para o fato de que tudo pertence ao Senhor, e que portanto, Ele está sempre presente e nossas ações devem glorifica-lo. Cada instante da nossa vida deve ser vivida para sua glória. Existem, em virtude do pecado na humanidade, muitas coisas que não são respeitáveis e, portanto, nós cristãos não devemos pensar nelas. Claro que não podemos fugir do mundo ou nos escondermos em locais isolados para não ver nada. O que precisamos fazer é não dedicar atenção a coisas desonrosas nem permitir que elas controlem os pensamentos. Assistir às novelas de hoje, onde quase todos os casais tem casos extraconjugais e se separam, alegando fazer as coisas do coração, é uma das coisas que não respeitáveis que não devemos pensar.
                Coisas respeitáveis incluem entretenimentos e diversões saudáveis, trabalho honesto, ações éticas dentro e fora da família.
               
  1. Tudo o que é puro, amável e de boa fama.
                A palavra traduzida por puro neste texto, provavelmente está se referindo à pureza moral. Quando olhamos para os nossos dias e nos assustamos com tanto pecado de cunho sexual, com tantos escândalos, achamos que isto é o final dos tempos. Mas na verdade, as pessoas tanto na época dos Filipenses, quanto antes de deles e depois, sempre foram constantemente tentadas pela impureza sexual. Aliás, esta é uma das maiores causas de problemas e escândalos, trazendo crises na família, na sociedade e na igreja. Muitas pessoas em crises de ansiedade e até depressão, são, na verdade, fruto de suas próprias falhas neste ponto. Puro aqui traduz uma palavra que indica que você está tão puro que pode ser oferecido a Deus. Se nossa mente é pura, nossas palavras e ações também serão. Jesus disse que nossos olhos são a luz do nosso corpo, e se nossos olhos forem trevas, quão grande serão as trevas no nosso interior.
                Por isso Paulo aconselha. Mude sua maneira de pensar. Pense no que é puro. Mas também pense no que é amável. Esta palavra significa “belo, atraente”. Fala daquelas coisas que proporcionam prazer a todos, não causando dissabor a ninguém.
Precisamos ainda optar por ocupar nossa mente com coisas que são de boa fama. Estas palavras no original significam literalmente “falar favoravelmente”. Parece que Paulo deseja que a gente escolha bem o que vai dizer. O que sai da nossa boca devem sempre ser palavras que glorifiquem ao Senhor.
Como foi dito agora a pouco. Para vencer a ansiedade, sua mente deve pensar direcionada para coisas corretas e puras, e isto vai influenciar sua fala.
  1. 4.Tudo o que for excelente/tem virtude e louvor.
                Se algo tem virtude, se tem excelência, servirá de motivação para nos aperfeiçoar; se tem louvor, é digno de ser recomendado a outros.
O Salmo 19:7-9 serve de referência para o que Paulo está dizendo. No salmo lemos o seguinte: 7 A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. 8 Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. 9 O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas.
Para vencer a ansiedade precisamos encher o nosso coração e a nossa mente com a Palavra de Deus. Pode parecer uma solução sem sentido, repetitiva, simples demais, mas posso garantir aos irmãos que aquele que encher sua vida da Palavra tem uma espécie de “radar embutido” que o ajuda a detectar pensamentos indevidos, que gerem insegurança e consequentemente a ansiedade.
Se a sua mente está cheia da Palavra, você terá sempre a consciência e sabedoria para identificar quando algo é ou não é pecado. E se livrar da ansiedade decorrente de atos pecaminosos.
O salmo 119.165 diz: “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço”.
Mudar de pensamento para vencer a ansiedade, necessariamente levará você a um compromisso de leitura e meditação na Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:
                 A solução de Deus para ansiedade exige correções na oração, no pensamento e nas ações.
                Precisamos ajustar nossos pensamentos à luz da Palavra de Deus. Pensar de modo correto, de modo bíblico é a solução para ansiedade.
Lembrar que a Palavra estudada de modo correto e aplicada de modo correto no momento correto trará vida, saúde e paz.

Publicado por: 
Pastor Joaquim Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário