As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio,e cada um dos teus justos juízos dura para sempre Sl 119.160


Web Radio Gospel Da Covilha - ((( Portugal))) Sua Amiga De Todos As Horas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Na Fenda da Rocha


Tema: EXPERIÊNCIA COM DEUS
Êxodo 33.17-23

Introdução:
Moisés havia presenciado milagres poderosos, mas ainda queria ver a Deus. O povo tinha pecado com idolatria e Deus disse que não andaria mais com eles (Êxodo 33.1-3), apenas enviaria um anjo. Moisés não se conformou com isso e quis que a própria presença de Deus andasse com eles (Êxodo 33.12-16).

Para a cultura da época era comum cada nação ter seu deus em forma de ídolo. Cada povo ostentava seu deus mostrando sua grandeza. Por isso o povo de Israel sentiu-se tentado e fez um bezerro de ouro (Êxodo 32.1-9), pensando em ter um deus visível que os acompanhasse.

Moisés acreditava no Deus que conheceu na sarça ardente (Êxodo 3.1-6), mas queria ver esse Deus para garantir sua existência ao seu povo. O Senhor disse que não poderia ver a sua face (v.20), contudo lhe mostrou muito mais que isso.

Muitas vezes queremos uma garantia de Deus para nossas vidas. Como uma prova de que sua promessa se cumprirá. Às vezes não conseguimos contemplar o que Deus quer, então precisamos pedir que nos revele a sua vontade. Nem sempre o Senhor mostra o que queremos, mas sempre tem o melhor.

O que Deus quer nos mostrar?

Vamos refletir algumas coisas que Deus quer nos mostrar:

1- GRAÇA: v.17 “achaste graça aos meus olhos”

A graça é o favor imerecido de Deus. Seu amor incondicional antes de Deus e além de tudo. O Senhor mostrou sua graça perdoando o seu povo e dizendo “terei misericórdia de quem eu me compadecer” (v.19).

Quando Deus diz “achaste graça aos meus olhos” é porque nos vê pequeninos como o “vermezinho de Jacó, povozinho de Israel” (Isaías 41.14) e acha graça em nossa dependência de Sua Soberania e poder. Como uma criança que olhamos e nos encantamos pro sua beleza e fragilidade.

Todos os dias Deus nos mostra sua graça. Recebemos bênçãos que não merecemos a cada segundo de vida, porque “as misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã” (Lamentações 3.22,23).

Você conhece a Graça de Deus?
O Senhor te ama e te perdoa!
                             

2- BONDADE: v.19 “farei passar toda minha bondade diante de ti”

A definição bíblica para o Senhor é “Deus é amor” (I João 4.8) para expressar que a natureza divina é baseada em sua bondade. Deus só faz o bem “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes” (Tiago 1.17).

Como disse o salmista “pereceria eu se não visse a bondade do Senhor na terra dos viventes” (Salmos 27.13). Ai de nós se não fosse a bondade de Deus em nossas vidas.

Desde a saída do Egito até durante a caminhada do povo pelo deserto Deus mostrou sua bondade livrando-os dos perigos.

O Senhor lhes garantiu que “te proclamarei o nome do Senhor” (v.19). O nome de Jesus é a chave para experimentarmos a bondade de Deus. Por que através do nome de Jesus recebemos as bênçãos do Senhor como Ele prometeu que “se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14.14).

Você tem experimentado a bondade de Deus?
Através do nome de Jesus você recebe tudo de bom!

3- GLÓRIA: v.22 “quando eu passar a minha glória

Deus mostrou sua glória através de sinais e milagre diante do povo, mas Moisés viu a Glória de Deus e por isso seu rosto brilhava (Êxodo 34.29). A partir daquele momento Moisés nunca mais pediu sinal a Deus porque tinha a garantia de sua presença em sua vida.

Quando passamos por problemas nosso rosto fica triste, mas quando vemos a Glória de Deus nosso rosto resplandece porque “o coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Provérbios 15.13). Ao invés de ficar olhando dificuldades devemos procurar contemplar a Glória de Deus para iluminar nossas vidas.

Você tem visto só problemas?
Deus quer te mostrar sua Glória!

Veja o que Deus quer te mostrar!

CONCLUSÃO: v.22 “Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado”

Hoje, não precisamos querer ver a Deus, “visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (II Coríntios 5.7).  Jesus já manifestou a presença de Deus (João 1.18) como “imagem do Deus invisível” (Colossenses 1.16). Somos “bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20.29).

Para experimentar a Graça, a Bondade e a Glória de Deus precisamos estar:

-na ROCHA firme em Jesus. Estar firmado na rocha é não se abalar na fé (Salmos 125.1), pois “Jesus é pedra” (Atos 4.11).
-na MÃO de Deus “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13). Estar na mão de Deus é confiar sua vida totalmente a Ele (Salmos 37.5).

Quando estivermos firmes na rocha e sob a poderosa mão de Deus, a Graça, a Bondade e a Glória do Senhor se manifestam em nossas vidas.

Você quer ver Deus se manifestar em sua vida?
Deus quer te mostrar sua Graça, Bondade e Glória!

| Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues